Missal Romano de São Pio V

Dados da Página
Título Localização Aparência Editar tags: Criada por: Criada em:
"Missal Romano de São Pio V" /livros:missal-romano Template livros + Wikar 29 Dec 2020 17:48

Missal Romano de São Pio V

"…Por descuido, o prelado dá a função de sacerdote a candidato incompetente, semianalfabeto, incapaz de cumpri-la: o qual por ignorância nem consagrará a eucaristia, porque não entende as palavras sacramentais. Um sacerdote assim, afinal, comete o mesmo pecado daquele que, por maldade, simulava a consagração, fingindo pronunciar a formula do sacramento. Neste assunto, es prelados deveriam escolher homens capacitados e virtuosos, que compreendessem o que dizem. Mas há maus prelados que fazem bem o contrário: não se preocupam com a cultura do sacerdote, nem com sua idade. Por simpatia escolhem como que crianças, não homens maduros. Pouco importa que tenham vida honesta e santa eu que estejam conscientes da dignidade a que são elevados, bem como do mistério que vão manusear. São cegos que escolhem cegos. Não pensam que, no fim da vida, vou pedir lhes conta disto e de todo o resto…" (Santa Catarina de Sena, O Diálogo)

"1. O sacerdote que deve celebrar a Missa tome todas as precauções para que não falte nada do necessário para a celebração do Sacramento da Eucaristia. Pode ocorrer defeito quanto à matéria a ser consagrada, quanto à forma a ser observada e quanto ao ministro consagrador. Não há sacramento se algum deles estiver faltando: a matéria própria, a forma, incluindo a intenção, e a ordenação sacerdotal do celebrante. Se essas coisas estão presentes, o Sacramento é válido, não importa o que mais esteja faltando. Existem outros defeitos, porém, que podem envolver pecado ou escândalo, mesmo que não prejudiquem a validade do Sacramento." (Decreto de São Pio V: Bula De Defectibus )

I – Orações Preparatórias

Aqui o Celebrante estende as mãos sobre as oblatas para representar o gesto que outrora fazia o Sumo Sacerdote estendendo as mãos sobre a vítima que se imolava em expiação dos pecados. Com isso a Santa Igreja quer designar que Jesus é a vítima da Nova Lei, o qual sobre si carrega o peso dos nossos crimes. Por isso, vos rogamos, Senhor, aceiteis favoravelmente a homenagem de servidão que nós e toda a vossa Igreja vos prestamos, firmai os nossos dias em vossa paz, arrancai-nos da condenação eterna, e colocai-nos entre os vossos eleitos. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.

??

Nós vos pedimos, ó Deus, que esta oferta seja por
vós em tudo, aben+çoada, apro+vada, ratifi+cada,
digna e aceitável a vossos olhos, afim de que se
torne para nós o Cor+po e o San+gue de Jesus
Cristo, vosso diletíssimo Filho e Senhor Nosso.

CONSAGRAÇÃO

Chegou o Celebrante ao momento soleníssimo da Missa. Vai renovar, sob a ordem e com as palavras de Jesus, o Sacrifício da última ceia, sacrifício que o Senhor instituiu para perpetuar de modo incruento o Sacrifício redentor do Calvário. Veneremos e adoremos o Corpo e o Sangue do Senhor, que o Sacerdote nos vai apresentar.

Ele, na véspera de sua paixão, tomou o pão em
suas santas e veneráveis mãos, e elevando os olhos
ao céu para vós, ó Deus, seu Pai onipotente, dandovos
graças, ben+zeu-o, partiu-o e deu-o a seus
discípulos, dizendo: Tomai e Comei Dele, Todos.
« ISTO É O MEU CORPO »

Consagração do Cálice:

De igual modo, depois de haver ceado, tomando também este precioso cálice em suas santas e veneráveis mãos, e novamente dando-vos graças, ben+zeu-o e deu-o a seus discípulos, dizendo: Tomai e Bebei Dele Todos.

« ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, DO NOVO
E ETERNO TESTAMENTO : MISTÉRIO DE FÉ : QUE
SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR MUITOS
PARA REMISSÃO DOS PECADOS. »

Todas as vezes que isto fizerdes, fazei-o em
memória de mim.



Arquivos Da Página

Nome do arquivoTipo de arquivoTamanho
Missal_Quotidiano_Português_Latim_Beda_Keckeisen1947PDF document99.61 MBInfo
Ordinário da Santa Missa - São Pio V - MONTFORT.pdfPDF document926.18 kBInfo
Ordinário da Santa Missa Tridentina.pdfPDF document349.75 kBInfo
Ordo_MissaePDF document336.3 kBInfo
Ordo_Missae-2-págsPDF document334.07 kBInfo

Mudar Aparência da Página:

Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License