O Rosário - Devoção de Nossa Senhora

Dados da Página
Título Localização Aparência Editar tags: Criada por: Criada em:
"O Rosário - Devoção de Nossa Senhora" /wiki:rosario Template devoções + Wikar 08 Oct 2018 12:57

O Rosário - Devoção de Nossa Senhora

A Devoção do Rosário

Table of Contents

Páginas Relacionadas:

  1. O Rosario - A história
  2. O Rosário - Passagens Bíblicas
  3. O Rosário - Promessas

Introdução

19. “Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, o conseguirão de meu Pai que está nos céus.
20. Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18, 19-20)

As orações

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo

  • Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelas intenções do Santo Padre, pelo aumento e santificação do Clero, pelo nosso Vigário, pela santificação das famílias, pelas Missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil.
  • Na cruz: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
  • Contas maiores: Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém (Mt 6,9-13)
  • Três Ave-Marias em Honra [à Santíssima Trindade ou] à pureza de Nossa Senhora seguido da jaculatória: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos à vós. (x3)//
  • Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.
  • Contas menores: Ave Maria, cheia de graça… (x10)
  • Glória pai, ao Filho, e o Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, amém.
  • Ó, Meu Jesus, perdoai-nos, Livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem. Abençoai o santo Padre o Papa, nossos bispos, sacerdotes e ministros; e todo o povo de Deus. Abençoai, santificai e socorrei nossas famílias e dai-nos a vossa paz. Amém!”
  • Agradecimentos: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos Liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha:
  • Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria.
  • Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
  • Em cada dezena reza-se um mistério com as orações: 1 Pai Nosso; 10 Aves Maria; Glória ao Pai e Jaculatória. Para melhor meditação pode-se ler as passagem da bíblia relacionadas ao mistério.

Passagens para a Meditação do Rosário

Meditação dos Mistérios da Alegria (às Segundas e Quintas-Feiras)

1º) São Gabriel Arcanjo Anuncia a Encarnação do Verbo (Lc 1,26-38)

Lucas 1, (Comemoração: dia 25 de março)

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré.
27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi.
E o nome da virgem era Maria.
28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: "Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!"
29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer.
30 O anjo disse: "Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus.
31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus.
32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi,
33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim."
34 Maria perguntou ao anjo: "Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?"
35 O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Também por isso, o Santo que vai nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida.
37 Para Deus nada é impossível."
38 Maria disse: "Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra."
E o anjo a deixou.

2º) Visitação da Virgem Maria à sua prima Isabel (Lc 1,39-45)

Lucas 1, (Comemoração: dia 31 de maio)

39 Nesses dias, Maria se pôs em viagem e foi apressada rumo às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e
42 com um grande grito exclamou: "Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre!
43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?
44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre.
45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu."

3º) Nascimento do Menino Jesus (Lc 2,1-20)

Lucas 2, (Comemoração: dia 25 de dezembro)

6 Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto,
7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.
8 Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho.
9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo.
10 Mas o anjo disse aos pastores: "Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo:
11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Messias, o Senhor.
12 Isto lhes servirá de sinal: vocês encontrarão um recém-nascido, envolto em faixas e deitado na manjedoura."
13 De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo:
14 "Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados."
15 Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: "Vamos a Belém, ver esse acontecimento que o Senhor nos revelou."
16 Foram então, às pressas, e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.
17 Tendo-o visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o menino.
18 E todos os que ouviam os pastores, ficaram maravilhados com aquilo que contavam.
19 Maria, porém, conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração.

4º) Circuncisão e Apresentação do Menino Jesus no Templo (Lc 2, 22-23)

Lucas 2, (Comemoração: 1.º de janeiro)

21 Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo, antes de ser concebido no seio materno.
22 Terminados os dias da purificação deles, conforme a Lei de Moisés, levaram o menino para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor,
23 conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor."
24 Foram também para oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme ordena a Lei do Senhor.
Devoção de Santa Brígida:
PAI de Nosso Senhor JESUS CRISTO, pelas mãos imaculadas de Maria, eu vos ofereço as primeiras chagas, as primeiras dores, e a primeira evasão do preciosíssimo Sangue derramado por JESUS, para expiar os pecados da humanidade, especialmente da juventude, os meus, e para a renúncia aos primeiros pecados, especialmente os mortais, sobretudo da minha família. Amém.

5º) O Encontro do Menino Jesus no Templo Entre os Doutores da Lei (Lc 2, 41-50)

Lucas 2,

41 Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa.
42 Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.
43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.
44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.
45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.
46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.
48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”.
49 Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá­veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”.
50 Eles, porém, não compreen­deram o que ele lhes dissera.
51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração.
52 E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens

Meditação dos Mistérios Luminosos (às Quintas-Feiras)

1º) O Batismo do Senhor Jesus no Rio Jordão (Mt 3, 13-17)

Mateus 3,

13Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele.
14João recusava-se: “Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!”.
15Mas Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa”. Então, João cedeu.
16Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.
17E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”.

2º) O primeiro milagre nas Bodas de Caná, a pedido de Sua mãe, transforma água em vinho (Jo 2, 1-11)

João 2,

1Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles já não têm vinho”.
4Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”.
5Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”.
6Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. Eles encheram-nas até em cima.
8Tirai agora” – disse-lhes Jesus – “e levai ao chefe dos serventes”. E levaram.
9Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho me­lhor até agora”.
11Esse foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

  • Comemoração: 2.º domingo depois da Epifania

3º) O anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão (Mc 1, 14-15)

Mateus 1,

14Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
15.Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”.

4º) A transfiguração do Senhor Jesus no monte Tabor (Lc 9, 28-36)

Lucas 9,

28Passados uns oito dias, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e subiu ao monte para orar.
29Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e as suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
30E eis que falavam com ele dois personagens: eram Moisés e Elias,
31que apareceram envoltos em glória, e falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém.*
32Entretanto, Pedro e seus companheiros tinham-se deixado vencer pelo sono; ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois personagens em sua companhia.
33Quando estes se apartaram de Jesus, Pedro disse: “Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias!…”. Ele não sabia o que dizia.
34Enquanto ainda assim falava, veio uma nuvem e encobriu-os com a sua sombra; e os discípulos, vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram um grande pavor.
35Então, da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o!”.
36E, enquanto ainda ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos calaram-se e a ninguém disseram naqueles dias coisa alguma do que tinham visto.

  • Comemoração: 2.° domingo da Quaresma

5º) A instituição da Santíssima Eucaristia (Lc 22, 19-20)

Lucas 22,
19Tomando um pão, deu graças, o partiu e deu a eles, dizendo: "Isto é o meu Corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim".
20Igualmente o cálice, depois de cear, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu Sangue, que é derramado por vós"
Conferir:1

Meditação dos Mistérios Dolorosos da Paixão e Morte (às Terças e Sextas-Feiras)

1º) A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras (Lc 22, 39-46)

Lucas 22,
39Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos.
40Ao chegar àquele lugar, disse-lhes: “Orai para que não caiais em tentação”.
41Depois se afastou deles à distância de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava:
42“Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua”.
43Apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo.
44Ele entrou em agonia e orava ain­da com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra.
45Depois de ter rezado, levantou-se, foi ter com os discípulos e achou-os adormecidos de tristeza.
46Disse-lhes: “Por que dormis? Levantai-vos, orai, para não cairdes em tentação”.
Conferir: Mt 26,36-46; Mc 14,32-42
Devoção de Santa Brígida:
PAI de Nosso Senhor JESUS CRISTO, pelas mãos imaculadas de Maria, eu vos ofereço as dores atrozes do Coração de JESUS no jardim das Oliveiras, e cada gota de Sangue, para expiar todos os pecados do coração de cada pessoa, os meus, para a renúncia a tais pecados e para que aumente o amor a DEUS e ao próximo. Amém.

2º) A Sangrenta flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 27, 26)

Mateus 27,

26Então o governador soltou-lhes Barrabás, e lhes entregou Jesus, flagelado, para que o crucificassem.

Lucas 22,

63Os homens que mantinham preso Jesus, o escarneciam a bofetadas.
64Vendaram-lhe os olhos [e batiam-lhe no rosto], perguntando-lhe: "Advinha quem foi que te bateu!"
65E muitas outras diziam blasfemando contra ele.

Marcos 14,

65Alguns então puseram-se a cuspir-lhe, a tapar-lhe os olhos, a dar-lhe socos e a dizer-lhe: "Advinha!" E os servos o esbofeteavam"

Devoção de Santa Brígida
PAI de Nosso Senhor JESUS CRISTO, pelas mãos imaculadas de Maria, eu vos ofereço todas as chagas, as dores cruéis, e o Preciosíssimo Sangue de JESUS na flagelação, por todos os pecados da carne, da humanidade, pelos meus, para a renúncia a tais pecados e para a aquisição e conservação da pureza, em especial da minha família. Amém.

3º) Coroação de espinhos de Jesus (Mc 15, 16-19)

Marcos 15,
16Os soldados o conduziram então para dentro do palácio, isto é, do pretório, e convocaram toda a coorte.
17Em seguida lhe vestiram um manto vermelho, e colocaram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos.
18E puseram-se a saudá-lo: "Salve, Rei dos Judeus!"
19E lhe batiam na cabeça com uma vara, e lhe cuspiam, e, dobrando os joelhos, o adoravam.
20Depois de o terem assim escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura, tornaram a vesti-lo com suas vestes, e o arrastaram fora para crucificá-lo.

Devoção de Santa Brígida:
PAI de Nosso Senhor JESUS CRISTO, pelas mãos imaculadas de Maria, eu vos ofereço as chagas, as dores, e o Preciosíssimo Sangue da Sagrada Cabeça de JESUS na coroação de espinhos, para expiar todos os pecados dos pensamentos, da humanidade, os meus, para a renúncia a todos os pecados, e para a extensão do Reino de CRISTO sobre a terra. Amém.

4º) A subida dolorosa ao Calvário. (Lc 23, 27-32)

Marcos 15,
20 …e o arrastaram fora para crucificá-lo.
21 Em caminho obrigaram um tal chamado Simão de Cirene, que vinha do campo, pai de Alexandre e Rufo, para lhe carregar a cruz. [atrás de Jesus (Lc 23,26)]
22 E conduziram ao lugar do Gólgota, que significa Crânio.

Lucas 23,

27Grande multidão do povo o seguia, e muitas mulheres que faziam prantos e lamento por ele.
28Voltando-se para elas, disse Jesus: "Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas chorai por vós mesmas e por vossos filhos.
29Porque, eis que virão dias em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis e os ventres que não tiveram filhos, e seios que não amamentaram!
30Nesse tempo começarão a dizer aos montes: Tombai sobre nós! E às colinas: Sepultai-nos!
31Porque, se no lenho verde tais coisas se fazem, o que não se fará no lenho seco?"
32Outros dois, que eram malfeitores, estavam sendo levados a fim de serem executados juntamente com ele

Devoção de Santa Brígida
PAI de Nosso Senhor JESUS CRISTO, pelas mãos imaculadas de Maria, eu vos ofereço as dores de JESUS no caminho do calvário, sobretudo na sua santa chaga do ombro, ofereço também o seu preciosíssimo Sangue, para aliviar o peso da Cruz, para reparar os meus murmúrios, para a renúncia a todos os pecados cometidos, e para que haja um verdadeiro amor á Santa Cruz. Amém. Pai nosso … Ave Maria…

5º) A Crucificação e Morte de Jesus. (Lc 23, 33-45)

Lucas 23,
33Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda.
34E Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”. Eles dividiram as suas vestes e as sortearam.
35A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarne­ciam de Jesus, dizendo: “Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus!”.
36Do mesmo modo zombavam dele os soldados. Aproximavam-se dele, ofereciam-lhe vinagre e diziam:
37“Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo”.
38Por cima de sua cabeça pendia esta inscrição: “Este é o rei dos judeus”."
Conferir: Mt 27, 33-44; Mc 15, 22-32; Jo 19, 18-25

Devoção de Santa Brígida:
PAI de Nosso Senhor JESUS CRISTO, pelas mãos imaculadas de Maria, eu vos ofereço o vosso Unigênito FILHO cravado na Cruz, as chagas das mãos e dos pés, e os fios de seu Preciosíssimo Sangue derramado por nós, seu extremo aniquilamento, a sua perfeita obediência, e todas as aflições mortais de seu Corpo e Alma. Ofereço-vos a sua preciosa Morte na Cruz que se renova constantemente em cada Santa Missa no Mundo inteiro, para expiar os atentados aos votos e às santas instituições, em reparação dos meus pecados e dos pecados do Mundo inteiro, pelos doentes e moribundos, para obter santos sacerdotes e leigos, pelas intenções do Papa, pela restauração da família cristã, para fortificar e encorajar a Fé, pela nossa Pátria, pela unidade de todos os povos em CRISTO e na vossa Igreja, assim como por todos os Países onde os cristãos estão em minoria. Amém.

Meditação dos Mistérios Gloriosos (às Quartas-feiras, Sábados e Domingos)

1º) A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Lc 24)

> Fruto: A Fé
Lucas, 24
34Todos diziam: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão”.

44[Jesus] Depois lhes disse: “Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.”
45Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo:
46“Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia."

2º) A Ascensão admirável de Jesus Cristo ao Céu (Lc 24, 50-53)

Jesus sobe ao céu: Acabadas suas instruções, foi Jesus com os apóstolos para o monte das Oliveiras. Lá levantou as mãos e abençoou-os. E enquanto os abençoava, elevou-se diante deles e subiu ao céu, onde está sentado à direita de Deus. Maravilhados e saudosos, os apóstolos o foram seguindo com os olhos até que uma núvem o encobriu.
Anjos anunciam sua volta: Enquanto o olhavam subir ao céu, apareceram dois anjos vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galiléia, que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que acaba de vos ser arrebatado para subir ao céu, voltará do mesmo modo como o vistes subir". Então os apóstolos voltaram para Jerusalém, cheios de alegria.
Conferir: São Lucas 24, 50-53; São Marcos 16, 19; Atos 1, 9-11

3º) A Vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos (At 2, 1-3)

Comemoração: 50 dias depois do domingo da páscoa

Lucas 24:

49Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.

Atos dos Apóstolos 2:

1Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reu­nidos no mesmo lugar.
2De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
3Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.
4Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

4º) Assunção de Maria Santíssima ao Céu (dogma)

Comemoração: dia 15 de Agosto

São João, 19: "25 Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26 Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. 27 Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe."

Registra o Evangelho que Nosso Senhor confiou a Virgem Santíssima ao discípulo predileto; e a tradição acrescenta que São João cuidou dela com piedade filial até sua partida. Nos últimos anos de sua vida, assim reza uma lenda, os apóstolos, de volta de países distantes, encontravam-se reunidos. Jesus apareceu também junto de sua Mãe, que morria, e recolheu seu último suspiro.

A Igreja sempre acreditou que Maria fora elevada ao céu de corpo e alma. A festa da Assumção é das mais antigas na Igreja. No Ano Santo de 1950, o Papa Pio XII proclamou dogma de fé que a Imaculada Virgem, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial. Pouco depois, o mesmo Papa proclamou Maria Rainha do Universo.

5º) A Coroação da Virgem Maria como Rainha do Céu e da Terra (dogma)

Comemoração: dia 31 de maio

Apocalipse 12,
1Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.
[…]
5 Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono."

"A vida começa quando decidimos parar de agradar a platéia"

Mensagem Aleatória. — 0 comentários

Arquivos Da Página

Mudar Aparência da Página: